sexta-feira, 15 de abril de 2016

Ovos e Embriões Fósseis da Lourinhã, a sua Evolução e Charles Darwin

Decorreu no passado fim de semana mais uma acção de divulgação de ciência focada na temática da Evolução e Paleontologia.

Falou-se muito de fósseis, de evolução das espécies e do fundador da teoria de evolução por selecção natural: Charles Darwin.

O Museu da Lourinhã esteve representado pelo seu paleontólogo Rui Castanhinha, doutorado em Biologia Evolutiva e especialista em embriões fósseis.

Carlos Marques da Silva e Rui Castanhinha, os dois palestrantes no dia dedicado à Paleontologia 
Esta atividade teve lugar em Oeiras na Exposição a "Viagem de Darwin" e conta com o apoio da Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva.

exposição encontra-se patente no Templo da Poesia (Parque dos Poetas) em Oeiras e conta com o GEAL- Museu da Lourinhã como instituição parceira. Foi precisamente para inaugurar as intalações do magnífico edifício que a acolhe, que a Câmara Municipal de Oeiras encetou esforços para a montagem desta exposição.

Importa salientar que a grande maioria das peças agora expostas correspondem ao espólio da maior exposição temporária que alguma vez teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian: "A Evolução de Darwin". Ultrapassou os 160 mil visitantes em apenas 4 meses! 
Essa exposição decorreu em 2009, no ano Darwin, e comemorou os 150 anos da publicação da "Origem das Espécies" e o bicentenário do nascimento de Charles Darwin. Teve ainda a particularidade de ter sido nesse ano a maior exposição do mundo dedicada ao naturalista inglês. 

Notícias da altura aqui:


exposição andou em digressão entre várias cidades em Espanha e Portugal e encontrou por agora a sua "casa" em Oeiras.




O Museu da Lourinhã emprestou um dos seus ninhos de ovos de dinossauros que se encontram em estudo para que pudesse ser exposto e contou agora com uma palestra sobre ovos de dinossauros da Lourinhã e a sua evolução.

O título foi "Ossos duros de estudar: os embriões de dinossauros depois da evolução de Darwin".

Teve ainda lugar no mesmo dia uma outra palestra dada pelo Professor de Paleontologia da Faculdade de Ciências, o Doutor Carlos Marques da Silva com o título: "Geologia, uma paixão de Darwin"

No final os dois paleontólogos ficaram a responder a questões do público de todas as idades.

O ciclo de palestras continuará nos próximos meses e pode ser consultado aqui:

Sem comentários: