quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

PORTUGAL TEM AGORA ASSOCIAÇÃO DE BIOLOGIA EVOLUTIVA

O que têm em comum a biodiversidade, o vírus da Sida, as diversas formas de comunicação humana e a economia empresarial? O facto de evoluírem ao longo do tempo influenciados pelo meio com o qual interagem, por seleção dos mais aptos e/ou devido ao acaso. Já em 1973, o geneticista ucraniano Theodosius Dobzhansky afirmou que “Nada faz sentido em Biologia se não à luz da evolução”.

No entanto, a evolução é uma propriedade não apenas do mundo natural mas de várias atividades humanas e compreender de que forma esta se processa é crucial para o desenvolvimento de diversos setores económicos e sociais. De facto, a aplicação de conhecimentos e de métodos desenvolvidos para estudar a evolução biológica tem permitido o rápido desenvolvimento de áreas tão importantes e diversas como a Biologia e Conservação, a Biotecnologia, a Medicina, a Psicologia, a Ciência Forense, a Informática, a Economia, a Linguística e várias áreas da Engenharia, entre outros.

Reconhecendo a importância que o estudo da Evolução tem para o desenvolvimento cultural, social e económico do nosso País, em dezembro de 2011 foi fundada a Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva (APBE).

Iniciativa de cientistas evolutivos a trabalhar em Portugal, esta associação propõe-se contribuir para o desenvolvimento da Ciência Evolutiva feita no país e para a sua divulgação junto da comunidade científica nacional e internacional. Constitui ainda um dos principais objetivos da APBE contribuir ativamente para fomentar o conhecimento e interesse da sociedade portuguesa em relação à Evolução e à forma como esta influencia múltiplos aspetos da vida das pessoas.

APBE - http://www.apbe.pt/

Para mais informação sobre a Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva, é favor contactar:
* Hugo Gante (Universidade de Basel, Suiça) | E-mail: hugo.gante@unibas.ch | Tel. +41 61 267 03 05
* Rui Castanhinha (Instituto Gulbenkian de Ciência e Museu da Lourinhã, Portugal) | E-mail: rcastanhinha@gmail.com | Tel. +351 21 446 4651

Sem comentários: