quinta-feira, 11 de março de 2010

Carta Aberta

Caros Deputados Portugueses:

Venho por este meio manifestar o meu apoio ao protesto que decorrerá hoje por volta das 17:30 em frente à Assembleia da República Portuguesa.
É realmente preocupante a falta de sensibilidade deste governo para poder apostar nos bolseiros de investigação no nosso país.
Aqueles que serão os sábios do futuro não recebem os apoios devidos e não vêm as suas bolsas aumentadas há quase uma década. A caricata situação de termos que assinar um contracto de exclusividade sem termos nenhum emprego efectivo, torna tudo ainda mais grave. Urge mudar a situação.
É da mais elementar justiça que a oposição actual não se demita das suas funções e force uma mudança neste cenário. Que não se oiçam desculpas por estarmos em crise, é precisamente em tempos de crise que a justiça não deve ser esquecida.



Um bolseiro de Doutoramento,

Rui Castanhinha

1 comentário:

Unknown disse...

Antes dos deputados....Os pseudo-catedráticos...
Um problema primordial a este é o medievalismo em que vivemos a nível do ensino superior. O escolasticismo do pseudo catedrático que tem o poder de "dar a bolsa" a quem dá mais graxa e a quem se submete numa relação retrogada de mestre-aluno, quando hoje em dia ha alunos a saber muito mais que os seus mestres (como até é o teu caso. Isto leva-nos a questionar os nossos deputados sobre a qualidade do ensino superior... Existe muita qualidade mas também muita falsa qualidade...Onde quem "diz que tem olho" é rei.. Qual será a politica na atribuição de bolsas? e os respectivos méritos? No nosso mundo (do bolseiro), os actores principais são eles (os pseudo-catedráticos)...e é muito por culpa deles que os investigadores que os ultrapassam e que convenientemente estão enfiados em laboratórios a recolher dados para terceiros os publicarem (em seu nome) não têm lugar numa sociedade que precisa deles mas que não sabe, mais uma vez por culpa desses pseudo catedráticos...Deixemos os politicos em paz...

Outro bolseiro

Carlos Vila-Viçosa